Tópicos

Marketing

Introdução

Esta tela permite criar campanhas de envio de e-mails marketing (e também SMS, se habilitado), aplicando filtros de origem (clientes, leads, contratos) e definindo os critérios de segmentação.


Funcionalidades Disponíveis

Ação Descrição
Nomear Campanha Defina o nome para identificar a campanha.
Selecionar Tipo Escolha entre E-mail Marketing ou SMS.
Selecionar Origem Escolha se os contatos vêm de Leads, Pessoas ou Contratos.
Aplicar Filtros Refinar os contatos baseados em Perfil, Ramo, Interesse ou Todos.

Campos do Cadastro

Campo Descrição
Nome da Campanha Nome livre para identificar a ação de marketing.
Método Tipo da campanha: email ou sms.
Assunto (Email) Título do e-mail marketing (obrigatório apenas para e-mails).
Origem dos Dados Módulos dos quais serão extraídos os contatos: Leads, Pessoas, Contratos.

Filtros de Origem

Cada módulo tem filtros específicos:

Leads e Prospecções

  • Por Ramo de Atividade: Seleciona leads de setores específicos.
  • Por Sistema de Interesse: Seleciona leads interessados em sistemas específicos.
  • Todos: Todos os leads.

Pessoas

  • Por Perfil: Filtrar por tipo de pessoa (Fornecedor, Representante, Colaborador).
  • Por Sistema de Interesse: Pessoas interessadas em sistemas específicos.
  • Todos: Todas as pessoas.

Contratos (Clientes)

  • Por Sistema de Interesse: Clientes que possuem contratos para sistemas específicos.
  • Todos: Todos os contratos.

Fluxo de Uso

  1. Preencha o Nome da Campanha.
  2. Escolha o Tipo (email ou sms).
    • Se for email, o campo "Assunto" aparece.
  3. Selecione uma ou mais Origens de Dados (Leads, Pessoas, Contratos).
  4. Defina os Filtros para cada origem, conforme necessário.
  5. Clique em Salvar para cadastrar a campanha.

Observações Técnicas

  • O campo Assunto só aparece se o tipo selecionado for email.
  • As áreas de filtros (Pessoas, Leads, Contratos) são exibidas ou ocultadas dinamicamente.
  • O filtro "Origem" permite múltipla escolha (pode usar Leads + Pessoas, por exemplo).
  • A tela usa Select2 para melhorar a usabilidade dos selects múltiplos.
  • Todos os filtros são enviados ao servidor no formato JSON dentro do campo filtros.

Validações Importantes

  • O nome da campanha é obrigatório.
  • O tipo é obrigatório (email ou sms).
  • Se o tipo for "email", o campo assunto também é obrigatório.
  • Pelo menos uma origem precisa ser selecionada.
  • Dentro de cada origem, os filtros selecionados também devem ser válidos.

Após o cadastro, você poderá associar um conteúdo (template) e iniciar o disparo!


Atualizado em 18/09/2025 23:00